"Contra os Bretões..."
É a Hora!!! - (????!!!!)
Caro senhor Valdez, como monárquico e filiado na Real Associação de Lisboa, também eu não vou comemorar o 5 de Outubro. De facto, o regime republicano nada de bom trouxe à pátria portuguesa. Foi implantado à custa da mais bárbara violência e do cobarde assassínio, tudo se ficando a dever a uma classe política que sinceramente na altura acreditava que o fim da monarquia traria a prosperidade e o progresso. Nem a properidade nem o progresso aconteceram. Apenas a perda de liberdades formais, tiranias, mais assassínios políticos, ditaduras e o triste cortejo de que resultou a perda do Império, sucederam.
Até se comemora agora a figura de Alfredo Keil, o autor de A Portuguesa - hino escrito primeiro para unir a nação contra as prepotências inglesas no tenebroso episódio do Mapa Cor-de-Rosa. A última estrofe da marcha terminava com um vibrante, "Contra os Bretões, (os britânicos) marchar, marchar"! Mas em breve este hino patriótico se transformava no símbolo da república, e como já não era oportuno mobilizar vontades contra a Inglaterra, substiuia-se o "Contra os Bretões..." por "Contra os canhões...", transformando de uma simples e irresponsável penada (e apenas para rimar!), os portugueses em "carne para canhão", que foi o que fez o regime republicano, daí para cá, aos portugueses ludibriados. Acho que a nossa estrofe final "Pela santa Liberdade, triunfar ou perecer" era muito mais inteligente e digna!
Só não entendo o ataque desferido contra S.A.Real, o senhor D. Duarte Pio. Admitindo mesmo por absurdo, que hajam pontos menos claros na posição do senhor D. Duarte como legítimo herdeiro da coroa, o meu caro amigo propunha substituí-lo por quem? Já agora era útil saber porquê, se valeria mesmo a pena e o que ganhariam os portugueses com tudo isso.
Saudações monárquicas
José Pires